English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
segunda-feira, 4 de março de 2013

Advogado defensor dos Direitos Humanos condenado a 18 anos


Advogado defensor dos Direitos Humanos condenado a 18 anos

O advogado e defensor dos Direitos Humanos iraniano Abdolfattah Soltani foi condenado a 18 anos de prisão e a 20 anos de proibição de exercer pelo tribunal revolucionário de Teerão, indicaram, esta terça-feira, vários 'sites' da Oposição citando a família.A Amnistia Internacional, que confirmou a informação, pediu num comunicado a libertação do preso de consciência que apoia desde a detenção em setembro de 2011.
"Um dos advogados do meu marido foi informado que ele tinha sido condenado a 18 anos de prisão em Borazjan (sul) e a 20 anos de proibição de exercer a sua profissão", indicou Masumeh Dehgan, mulher de Soltani, ao 'site' da oposição reformadora Rahesabz.
Dehgan não pode precisar a data da condenação, que não foi anunciada por responsáveis ou média iranianos.
A detenção do advogado foi criticada pela chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton.
Abdolfattah Soltani, que já esteve preso por duas vezes em 2005 e em 2009, é um dos fundadores do Círculo dos Defensores dos Direitos Humanos com a prémio Nobel da Paz Shirin Ebadi.


A presidente daquela associação, Narges Mohammadi, também foi condenada no início de janeiro a seis anos de prisão por "propaganda contra o regime" e por "pôr em perigo a segurança do país", indicaramos mesmos 'sites'.
A Amnistia Internacional (AI) indicou que Soltani foi acusado pelo tribunal de "organização de um grupo de oposição ilegal", de participação em "concentrações para colocar em perigo a segurança" do Irão e de "propaganda contra o regime".
Uma dezena de advogados defensores dos direitos humanos ou da oposição está atualmente detida no Irão, geralmente sob a acusação de pôr em perigo a segurança do país, segundo a AI. 

 


Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...