English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
terça-feira, 2 de julho de 2013

Secretaria de Direitos Humanos está 'alheia' a excessos em protestos, diz deputada


 Entidades de Direitos Humanos do Ceará criticaram nesta segunda-feira, 1º, “silêncio” do secretário de Direitos Humanos de Fortaleza, Karlo Kardoso (PSB), sobre possíveis excessos policiais durante protestos das últimas semanas no Município. Segundo a presidente da comissão de Direitos Humanos da Assembleia, Eliane Novais (PSB), a pasta tem se mantido “alheia” às denuncias de violência desde o início das manifestações.

“A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) está completamente alheia. Não emitiu uma nota, não vimos nenhuma manifestação. É uma crise (...) a SDH está amordaçada, não reage, não apresenta nada de novo. Precisa abrir esse canal e transformar em ações que o povo quer receber”, afirma a deputada.

Na última segunda-feira, 24, o Ministério Público do Ceará (MP-CE) instalou comissão intersetorial para apurar possíveis excessos de manifestantes e policiais nos protestos da Capital. Na ocasião, o promotor responsável pelo grupo, Iran Sírio, admitiu a existência de uso irresponsável de bombas de gás e tiros de bala de borracha na repressão de manifestantes.
Direitos Humanos
A coordenadora do Escritório Frei Tito de Direitos Humanos, Renata Praciano, evita entrar no assunto, mas diz “estranhar“ a ausência de órgãos oficiais do Município e Estado nas discussões sobre o tema. “É de estranhar, porque os órgãos de Direitos Humanos tem que estar presentes. Posso falar sobre o Frei Tito: estamos acompanhando o desenrolar das manifestações”, disse.

O POVO tentou entrar em contato com o secretário Karlo Kardozo por diversas vezes durante esta segunda-feira. No entanto, a assessoria de imprensa da Secretaria de Direitos Humanos afirmou que ele estava com agenda “corrida”. Ao longo do dia, o gestor participou de diversas reuniões sobre projetos da gestão, incluindo encontro geral do Plano Plurianual (PPA) do Município.
Além do Frei Tito e da comissão da Assembleia, compõem a comissão do MP-CE representantes da Polícia Militar do Estado, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ouvidoria do Estado e Conselho Estadual de Segurança Pública. 


Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...