English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
terça-feira, 9 de setembro de 2014

Brasil piorou sua posição no ranking mundial da corrupção...

Em seu relatório sobre a percepção da corrupção do setor público divulgado nesta terça-feira, a Ong Transparência Internacional revela que a prática piorou no Brasil com o país caindo três posições no ranking. De 69ª no ano passado, o Brasil ocupa agora a 72ª posição este ano e está no grupo de países onde a corrupção é crônica.

O estudo da ONG analisou a percepção da corrupção em 177 países. Mais de dois terços dos países avaliados atingiram um índice abaixo de 50 de uma escala que vai de 0 (percebido como altamente corrupto) até 100 ( percebido como menos exposto à corrupção). O Brasil, no índice divulgado pela Ong, registrou 42 pontos, um a menos do que no ranking passado.

Esse índice é uma combinação de pesquisas e avaliações de especialistas sobre corrupção durante um ano. As informações são checadas de acordo com os critérios da Transparência Internacional. A maior abertura dos países a seus sistemas de informação e regras da conduta de seus governos podem ajudar a melhorar o índice, enquanto a falta de transparência das atividades do setor público e a ineficiência de entidades de controle e investigação prejudicam a percepção de combate à corrupção.

Pelos critérios adotados, os países menos corruptos são, pela ordem: Dinamarca e Nova Zelândia, que somaram 91 pontos, e Finlândia com 89. Por outro lado, os país mais corruptos são Somália, Coreia do Norte e Afeganistão com apenas 8 pontos.

Pedidos

Para a Transparência Internacional a corrupção no setor público continua sendo um problema gravíssimo e um desafio para o mundo, principalmente em relação ao financiamento de partidos políticos, à polícia e ao sistema judiciário.

A Organização também pede que instituições públicas sejam mais abertas em relação à divulgação de suas atividades e tomadas de decisões. Apesar de contar com uma rede de entidades e especialistas, a Transparência Internacional constata que ainda é muito difícil identificar e investigar casos de corrupção

“O índice 2013 de Percepção da corrupção mostra que todos os países ainda enfrentam a ameaça de corrupção em todos os níveis de governo, desde a liberação de documentos locais até o reforço de leis e regras”, afirmou Huguette Labelle, presidente da Transparência Internacional, em comunicado divulgado à imprensa.

A ONG pede que instituições como o G20 lutem contra a lavagem de dinheiro e para que governos e empresas. “É hora de acabar com atos de corrupção. As brechas legais e a falta de vontade política do governo facilitam tanto a corrupção interna e além das fronteiras dos países e, exigem que intensifiquemos nossos esforços para combater a impunidade dos corruptos ", disse Labelle.
 
 
Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...