English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Sérvia/Hungria: Refugiados presos na fronteira em meio a uma falha humanitária

Mais de 1000 pessoas, incluindo muitas famílias que fugiram do conflito na Síria, Afeganistão e Iraque, continuam presas em condições deteriorantes em uma estrada sérvia após as autoridades da Hungria fecharem a passagem da fronteira, relata a Anistia Internacional, que está baseada em Horgos, no lado sérvio.

Organizações humanitárias, incluindo a agência de refugiados das Nações Unidas, encontram-se totalmente ausentes e a única resposta vinda das autoridades sérvias foi enviar a polícia para a área de fronteira. Centenas de refugiados estão dormindo em péssimas condições na estrada, tendo recebido apenas ajuda de voluntários, sendo o acesso à comida, toaletes e água potável restrito.

Tirana Hassan, Diretora de Resposta à Crises da Anistia Internacional disse, em Horgos: “Os refugiados com os quais falamos descreveram a indignação e a incerteza que eles sentem, presos em um limbo sem qualquer tipo de informação. Eles estão, de fato, presos em uma terra sem lei na fronteira da Sérvia e na cerca da fronteira da Hungria”.

“Mais refugiados vem chegando hoje e a situação se deteriora rapidamente. As autoridades sérvias e a União Europeia sabem que isso iria acontecer e falharam em responder de maneira adequada, o que significa que centenas das pessoas mais vulneráveis estão agora presas entre o arame farpado e o não saber o que vem a seguir”.

A delegação da Anistia Internacional conversou com uma mulher africana que tinha dois filhos, incluindo um com câncer, de 8 anos de idade. Desde que a fronteira foi selada, eles têm dormido mal, além de carregar pouquíssimas coisas – sua filha neném não tem sequer sapatos. O pertence mais valioso é o relatório médico do seu filho.

Como a área perto da fronteira é um campo aberto próximo a uma estrada, não há comida ou abrigo, além de poucos banheiros e água potável. Os refugiados estão fazendo tudo que podem para manter a situação sob controle, mas as condições são bastante desfavoráveis – um sinal improvisado em árabe e em inglês pede para as pessoas não “poluírem o entorno do campo com seus excrementos”.

Os refugiados que possuem tendas a usam, mas diversos dormem ao relento da estrada ou no acostamento. A Anistia Internacional conversou com uma família de 10 pessoas da Síria que tinha apenas uma tenta, aonde apenas as crianças dormiam. Outras famílias não tinham nada, estando completamente expostas, com alguns entes procurando abrigo nas florestas próximas.

A resposta humanitária veio sem um esforço de coordenação do governo sérvio até agora. Voluntários distribuem leite e itens básicos, mas é uma gota em um oceano em termos de necessidades humanitárias. As pessoas não tem acesso às necessidades básicas e não tem como prover alimento a suas famílias, uma afronta a sua dignidade.

Os pesquisadores da Anistia Internacional viram um grande número de pessoas extremamente vulneráveis, incluindo muitos com deficiência, que não tinham nenhum tipo de assistência especializada. Uma garota de 16 anos de Kobane, Síria, em uma cadeira de rodas, contou a organização que elas foram incapazes de se hospedar no hotel local pela falta de documentos, sendo obrigadas a passar a noite em um acampamento improvisado, aonde uma família as abrigou em uma tenda já cheia.

Aqueles que estão presos na fronteira da Sérvia com a Hungria não têm informações sobre o que virá a seguir.

As pessoas que conversaram com a Anistia Internacional diziam constantemente que elas não estavam interessadas em assistência no longo-prazo, elas queriam trabalhar e viver uma vida em condições dignas, sendo membros contribuintes da sociedade. Muitos falaram que eles não queriam estar naquela situação – eles estavam.

Tirana Hassan disse que “O que nós vemos ao longo da fronteira são centenas de homens, mulheres e crianças que sofrem as terríveis consequências da ausência de humanidade das autoridades húngaras, que fecharam e militarizaram a fronteira ontem”.


“As autoridades sérvias tinham total conhecimento de que isso iria acontecer e falharam miseravelmente em responder. Centenas de pessoas que fogem da guerra estão procurando proteção nos países da UE. Ao invés de ajuda-las, os governos da Europa os estão isolando e ao que parece, sem achar soluções de longo-prazo”.

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...