terça-feira, 13 de outubro de 2015
UNICEF comemora 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com a campanha #aindadátempo
Objetivo da ação, criada pela
Ogilvy Brasil, é chamar a atenção das pessoas e engajá-las contra as violações
de direitos que afetam crianças no Brasil e no mundo.
O Fundo das Nações Unidas para
a Infância (UNICEF) lançou na véspera do Dia das Crianças uma campanha para
mobilizar os brasileiros a transformar a realidade de crianças que ainda sofrem
violações de direitos no Brasil e no mundo. Este 12 de outubro, Dia das
Crianças no Brasil, também marca os 25 anos de vigência do Estatuto da
Criança e do Adolescente.
A peça central da campanha
#aindadátempo, assinada pela Ogilvy Brasil, é um vídeo com cenas reais,
gravadas na maior feira de intercâmbio da América Latina, no mês passado, em
São Paulo.
Na feira, foi montado um
estande para a ação com o nome de uma agência de intercâmbio fictícia, a ECA
Exchange Programs – To change children’s lives. Nesse estande, atores
ofereceram para os pais viagens com experiências impensáveis para seus filhos,
mas que são vividas diariamente por milhões de crianças e adolescentes no
Brasil e no mundo.
As cenas mostram reações das
famílias surpreendidas pelas opções: lutar numa guerra civil com armas de
verdade, passar alguns dias em um campo de refugiados, executar trabalhos
pesados ou até estudar em escolas sem água, eletricidade ou material didático.
Depois do impacto da oferta e da resposta negativa dos pais, os atores
convidaram as famílias a refletir sobre essas violações de direitos.
“Neste exato momento, milhões
de crianças no Brasil e no mundo estão tendo seus direitos violados. O
objetivo da campanha é chamar a atenção para essa realidade, fazendo com que os
pais, ao imaginar seus filhos nessas situações, se conectem com a gravidade do
problema”, explicou a chefe de Comunicação e Parcerias do UNICEF Brasil, Edith
Asibey. “Nós, do UNICEF, estamos convencidos de que ainda dá tempo de garantir
os direitos de todas as crianças e adolescentes, sem exceção”.