English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Em Brasília, subsecretário-geral da ONU aponta desafios e respostas ao futuro das missões de paz

O subsecretário-geral da ONU para missões de paz, Jean-Pierre Lacroix, afirmou que essas operações das Nações Unidas têm quatro principais desafios a serem superados nos próximos anos, e apontou possíveis respostas a cada um deles.
Para Lacroix, os principais desafios que a ONU e seus Estados-membros devem enfrentar no âmbito das missões de paz envolvem a ênfase na dimensão política, novo foco para os mandatos, uma revisão estratégica e as parcerias dessas missões.
O subsecretário-geral da ONU para missões de paz, Jean-Pierre Lacroix, afirmou que essas operações das Nações Unidas têm quatro principais desafios a serem superados nos próximos anos, e apontou possíveis respostas a cada um deles.
As declarações foram feitas a um público de mais de 100 pessoas, entre militares e civis, reunido no auditório do Ministério da Defesa em Brasília na segunda-feira (27).
Para Lacroix, os principais desafios que a ONU e seus Estados-membros devem enfrentar no âmbito das missões de paz envolvem a ênfase na dimensão política, novo foco para os mandatos, uma revisão estratégica e as parcerias dessas missões.
O subsecretário-geral, que fica no Brasil até terça-feira (28), quando tem compromissos no Rio de Janeiro, destacou que os resultados positivos das missões de paz dependem de uma comunidade internacional unida, e defendeu “apoio ao processo político”.
Lacroix enfatizou também a importância de foco nas missões prioritárias. “O tempo dos mandatos multidimensionais complexos ficou para trás”, afirmou.
A reconstrução das estruturas do Estado, lembrou Lacroix, está entre as prioridades das missões de paz, que só podem deixar um país quando essas estruturas estão garantidas. O sistema que engloba justiça, polícia e prisões faz parte da estrutura estatal que precisa estar reconstruída.
O subsecretário-geral salientou, porém, que esse processo é uma “responsabilidade coletiva”. Ainda na esfera da revisão estratégica das missões, Lacroix revelou a intenção de incluir, nesse projeto, pessoas externas às Nações Unidas para que tragam perspectiva diferente e promovam inovação.
No âmbito das parcerias, Lacroix lembrou a “dinâmica coletiva” das missões de paz e a importância de parcerias fora da própria ONU, como União Europeia e União Africana.
O subsecretário-geral também enfatizou a necessidade de mais eficiência e eficácia nas condução das missões, especialmente na capacidade de resposta rápida. Para isso, defendeu, é preciso conhecer melhor o ambiente onde se está atuando, inclusive para se antecipar aos problemas.
“Isso exige esforço de preparação, treinamento, capacidades especiais”, afirmou. Por fim, Lacroix recordou a política de tolerância zero com casos de abuso e exploração sexual por parte de integrantes das Forças de Paz.
Na sessão de perguntas e respostas, o subsecretário-geral reconheceu a importância de haver mais mulheres nas missões de paz. Para ele, a presença delas torna o trabalho mais eficaz. O efetivo feminino, segundo Lacroix, favorece mais confiança por parte da população, o que aumenta as chances de sucesso. Ele destacou ainda a necessidade de incluir as mulheres também nos processos de negociação e diálogo.
Em relação à população civil presente nos conflitos armados, Lacroix afirmou que “a proteção de civis não é só uma questão militar; tem de incluir componente civil, um processo de informação e comunicação com a comunidade local para a conhecer melhor e, assim, antecipar as ameaças, em vez de apenas reagir”.

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...