English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
sábado, 4 de novembro de 2017

Evento lançará plataforma e aplicativo para Agenda 2030

Fiocruz, Centro Rio+ do PNUD e Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais realizam evento para discutir ciência tecnologia e inovação para implementação de metas de saúde dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Evento contará com lançamento de plataforma sobre o tema e aplicativo We App Heroes, que permitirá reunir e localizar usuários com iniciativas de desenvolvimento sustentável.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais  e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (PNUD) organizam encontro nos dias 6, 7 e 8 de novembro sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas relacionadas à saúde. Evento terá lançamento de plataforma sobre o tema e aplicativo We App Heroes, que permitirá reunir e localizar usuários com iniciativas de desenvolvimento sustentável.
A saúde é parte integrante do Desenvolvimento Sustentável como um direito individual e coletivo. O esforço para alcançar o ODS 3  – garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos em todas as idades – se justifica por ser um pré-requisito e um indicador do progresso no desenvolvimento sustentável dos países. Articulando a inovação e a base produtiva é possível aumentar a equidade, a inclusão social e garantir os direitos humanos.
A saúde é a força por trás de mais de 30% da pesquisa mundial e é responsável por cerca de 10% do Produto Interno Bruto dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Com presença de mais de 50 especialistas, dentre participantes internacionais, de governos, do setor privado, organizações não governamentais e instituições de pesquisa, o evento estará dividido em duas fases.
Nos dias 6 e 7  ocorre a Consulta Internacional sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e suas metas relacionadas à saúde, restrita para convidados. O objetivo é fortalecer a capacidade das partes interessadas do setor de Saúde em aproveitar iniciativas em CT&I para o alcance dos ODS e elaborar recomendações a serem enviadas para o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Fórum Político de Alto Nível no próximo ano. No dia 6, a sessão de abertura, das 9h às 9h45, é aberta à imprensa.
O último dia de encontro (8) é aberto ao público  no Museu da Vida da Fiocruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro. Participam Nísia Trindade, presidente da Fiocruz; Shantanu Mukherjee, do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU; Rômulo Paes de Sousa, do Centro RIO+ do PNUD; e Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030.
Às 9h30 ocorre o lançamento de duas plataformas: o Ágora 2030, desenvolvido pela Fiocruz, como contribuição para as iniciativas globais de implementação dos ODS, e o aplicativo We App Heroes, que promove a ação local de cidadãos para o desenvolvimento sustentável, desenvolvido pelo Centro RIO+ e Sunscious Ltd.
We App Heroes é um aplicativo móvel que tem como objetivo inspirar pessoas comuns a agir sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável envolvendo-se com outros usuários nas proximidades. Ao reunir pessoas dispostas a oferecer ajuda voluntária, o We App Heroes cria base para uma economia circular e colaborativa, que reduz custos ambientais, sociais e econômicos de atos cotidianos, ao mesmo tempo em que aumenta a conscientização sobre como essas ações estão ligadas aos objetivos da Agenda 2030. Por meio de tecnologia georeferencial, a plataforma possibilita a interação de usuários tanto para proposição de atividades e quanto para participação em demandas práticas para sustentabilidade local.
Ágora 2030 é uma plataforma que faz parte das estratégias da Fiocruz para a Agenda 2030. Trata-se de um espaço virtual que oferece acesso a uma rede que promove a interação entre diferentes atores em torno de temas relacionados à saúde e inovações para os ODS, incluindo um banco de dados que permite aumentar a capacidade de gestão do conhecimento. O site permite não só estimular a reprodução e adaptação de soluções para um mundo sustentável para outras realidades, já que ainda traz notícias, eventos e o convite para iniciativas ligadas ao tema.
A partir das 10h, mesas de debate tratam de plataformas online e tecnologias sociais para o desenvolvimento sustentável e saúde.
Dentre as organizações convidadas estão: IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômica, IPC/PNUD, Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Fundação Banco do Brasil, Fórum de Comunidades Tradicionais – Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) e o SEBRAE.
Serviço:
Data: 8/11, das 9h às 17h
Local: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro –  Museu da Vida da Fiocruz.
Mais detalhes do programa aqui.

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...