English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
quinta-feira, 9 de novembro de 2017

ONU Mulheres firma cooperação com países de língua portuguesa pela igualdade de gênero

A ONU Mulheres firmou acordo de cooperação com os países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) — formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste — para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
Foto: PNUD Angola
A ONU Mulheres firmou acordo de cooperação com os países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) — formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste — para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
O acordo tem duração de cinco anos e foi celebrado durante a 5ª Reunião de Ministras e Altas Autoridades para Igualdade de Gênero da CPLP, ocorrida no fim de outubro (30 e 31), em Brasília. De acordo com o memorando de entendimento, a cooperação visa ao compartilhamento de conhecimento entre os países e ao aprofundamento dos compromissos já firmados.
“A cooperação (…) é um passo decisivo para a aceleração dos esforços políticos e econômicos necessários para fechar as lacunas que impedem mulheres e meninas, em diferentes partes do mundo, de viver a vida com direitos e fazer parte do desenvolvimento sustentável, disse Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.
“Traz, ainda, uma nova aliança para construir um planeta 50-50 até 2030, em que as mulheres e meninas estejam no centro das transformações positivas que o mundo precisa por meio da inclusão e da justiça social”, completou.
A reunião contou com a presença da secretária executiva da CPLP, Maria do Carmo Trovoada; do subsecretário geral da África e Oriente Médio, Embaixador Fernando Abreu; da secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes; e da gerente de programas da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino.
Entre as áreas de trabalho da cooperação, está o empoderamento econômico das mulheres, a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres, o indicador de orçamentos sensíveis a gênero, a liderança e a participação política das mulheres, a paz e a segurança, os direitos sexuais e os direitos reprodutivos, e as ações humanitárias.
Na 5ª Reunião de Ministras e Altas Autoridades para Igualdade de Gênero da CPLP, a organização e a ONU Mulheres firmaram acordo de cooperação. Foto: MRE

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...