English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
terça-feira, 14 de novembro de 2017

Refugiados no Rio celebram formação em empreendedorismo com venda de produtos

Em comemoração à formatura das duas primeiras turmas do projeto Coletivos de Refugiados Empreendedores (CORES), o Programa de Atendimento a Refugiados (PARES) da Cáritas do Rio de Janeiro realiza na sexta-feira (17) um happy hour de apresentação dos negócios criados ou desenvolvidos por seus participantes.
O evento, que ocorrerá no espaço Nex Coworking Rio (Glória), a partir das 16h, será uma oportunidade para que os brasileiros conheçam e apoiem empreendimentos de refugiados residentes na cidade, de acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
Refugiadas sírias participam de feira gastronômica no Rio de Janeiro. Foto: ACNUR/Diogo Felix
Em comemoração à formatura das duas primeiras turmas do projeto Coletivos de Refugiados Empreendedores (CORES), o Programa de Atendimento a Refugiados (PARES) da Cáritas do Rio de Janeiro realiza na sexta-feira (17) um happy hour de apresentação dos negócios criados ou desenvolvidos por seus participantes.
O evento, que ocorrerá no espaço Nex Coworking Rio (Glória), a partir das 16h, será uma oportunidade para que os brasileiros conheçam e apoiem empreendimentos de refugiados residentes na cidade.
Oriundos de países tão diferentes como Angola, Colômbia, Nigéria, República Democrática do Congo e Venezuela, os empreendedores participantes criaram, ao longo dos últimos seis meses, negócios nas áreas de gastronomia e costura, cujos produtos estarão à venda no evento.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o SEBRAE RJ, o Instituto Rio Moda e o Mulheres do Sul Global, este último tendo se desenvolvido ao longo do projeto CORES e já alcançado seu primeiro prêmio — o Shell Iniciativa Jovem, em outubro de 2017.
A turma especializada em culinária oferecerá arepas, empanadas, feijão nigeriano, arroz jolof, pão árabe artesanal e kibes diversos, além de bebidas típicas. Já a turma de costureiras apresentará sua primeira coleção, “Cores na Costura”, uma linha de produtos para chefs profissionais e amantes da cozinha, baseada em tecidos africanos originais.
Além dos expositores, o happy hour contará ainda com uma mesa de debate sobre o tema “Refugiados e Empreendedorismo no Rio de Janeiro”, com a presença do professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) Florian Hoffmann; da coordenadora do setor Comunidade Sebrae, Carla Panisset; e da responsável pelas Relações Institucionais do PARES Cáritas RJ, Nina Quiroga.
Os participantes debaterão as oportunidades e os desafios relacionados à cena de empreendimentos envolvendo refugiados no Rio de Janeiro. Por fim, o evento contará ainda com uma apresentação da banda Bomoko, composta por refugiados congoleses.

Sobre o CORES

Lançado em maio de 2017, o primeiro ciclo de formação do projeto CORES beneficiou 20 refugiados de Angola, Colômbia, Nigéria, República Democrática do Congo, Síria, Togo e Venezuela.
As aulas, realizadas ao longo de seis meses, foram divididas em dois módulos. No primeiro, em parceira com SEBRAE, o conteúdo abordou questões gerais como as características de um empreendedor; como planejar um negócio; a legislação brasileira e o funcionamento de um Microempreendedor Individual (MEI); o mercado brasileiro; auxílio na organização das finanças; e a identificação dos canais de vendas.
No segundo, realizado em parceria com o Instituto Rio Moda, o negócio social Mulheres do Sul Global e também com o SEBRAE, os refugiados tiveram aulas específicas, de acordo com a sua área de atuação, moda ou gastronomia.
Para mais informações, marcação de entrevistas e acompanhamento do evento, favor enviar mensagem para comunicacao@caritas-rj.org.br.

Serviço

Happy Hour com refugiados empreendedores
Data: 17 de novembro de 2017
Horário: 16h às 21h
Local: Nex Coworking Rio – Ladeira da Glória, 26 – Glória

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...