English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
domingo, 17 de dezembro de 2017

Agências da ONU alertam para impactos da corrupção no desenvolvimento dos países

No Dia Internacional contra a Corrupção, lembrado no sábado (9), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) fizeram um apelo para que as pessoas em todo o mundo se unissem a uma campanha global de conscientização e combate a esse crime.
No Dia Internacional contra a Corrupção, lembrado no sábado (9), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) fizeram um apelo para que pessoas do mundo todo se unissem a uma campanha global de conscientização e combate a esse crime.
Todos os anos, 1 trilhão de dólares é pago em subornos e cerca de 2,6 trilhões de dólares são roubados em atos de corrupção, o que representa mais de 5% do PIB mundial.
A esse respeito, o slogan da campanha “Unidos contra a corrupção, para o desenvolvimento, a paz e a segurança” incentiva os governos, o setor privado e o público em geral a abordar conjuntamente essa questão.
Ao desenhar uma imagem sombria da situação, o diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov, afirmou: “a corrupção tem um impacto catastrófico nas sociedades, ela nega acesso de pessoas vulneráveis à infraestrutura e as condenam a viver em desigualdade”.
Ao observar que o crime acompanhou sucessivas gerações que abrange um número incontável de pessoas, Fedotov disse que “para que as pessoas sejam retiradas da pobreza e o crescimento econômico seja promovido, o mundo deve permanecer unido contra a corrupção”.
No entanto, alcançar esse objetivo requer o uso decidido de ferramentas mais adequadas: a adoção universal e a plena implementação da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
No total, 183 Estados fazem parte dessa convenção. Ao enfatizar a necessidade de novos avanços nessa área, Fedotov afirmou que as parcerias anticorrupção estabelecidas com o setor privado, com a sociedade civil e com o setor acadêmico podem garantir que todos permaneçam unidos pelo fim desse crime.
A luta contra a corrupção é parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Ela clama por reduções substanciais da corrupção, como parte dos esforços para construir sociedades pacíficas e inclusivas no âmbito do Objetivo 16.
As atividades que marcam o dia estão sendo realizadas por escritórios de campo do UNODC, organizações da sociedade civil, governos e indivíduos para aumentar a conscientização sobre o tema.
Os eventos que se concentram nos esforços anticorrupção vão desde reuniões com a imprensa a comemorações, como parte de um alcance público mais amplo.

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...