English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
domingo, 10 de dezembro de 2017

Chefe da ONU diz que ataque contra forças de paz na RDC constitui crime de guerra

Pelo menos 14 capacetes-azuis das Nações Unidas na República Democrática do Congo (RDC) foram mortos e muitos ficaram feridos no que o secretário-geral da ONU, António Guterres, descreveu como o “pior ataque” contra as forças de paz na história recente.
“Esses ataques deliberados contra as forças de paz da ONU são inaceitáveis e constituem crime de guerra”, disse Guterres, afirmando que condena a hostilidade de forma “inequívoca”.
Nesta foto de 2014, um capacete-azul da MONUSCO perto de veículo destruído atacado por milícia na região de Beni. Foto: MONUSCO/Sylvain Liechti
Pelo menos 14 capacetes-azuis das Nações Unidas na República Democrática do Congo (RDC) foram mortos e muitos ficaram feridos no que o secretário-geral da ONU, António Guterres, descreveu como o “pior ataque” contra as forças de paz na história recente.
Na quinta-feira (7), uma base operacional da MONUSCO, a missão de estabilização das Nações Unidas no Congo, na cidade de Beni, leste do país próximo à fronteira com a Uganda, foi atacada por elementos suspeitos das Forças Democráticas Aliadas (ADF).
“Esses ataques deliberados contra as forças de paz da ONU são inaceitáveis e constituem crime de guerra”, disse Guterres, afirmando que condena a hostilidade de forma “inequívoca”.
O chefe da ONU pediu que as autoridades do país investiguem o incidente, com o objetivo de levar os agressores rapidamente à Justiça. “Não deve haver impunidade para tais ataques, aqui ou em qualquer outro lugar”, ressaltou.
Guterres disse ainda que o ataque é outra indicação dos desafios enfrentados pelas forças de paz da ONU em todo o mundo, e reconheceu os sacrifícios feitos pelos países contribuintes de tropas a serviço da paz global.
“Essas mulheres e homens corajosos estão colocando suas vidas em jogo todos os dias em todo o mundo para servir à paz e proteger civis”, disse, oferecendo suas condolências às famílias das vítimas e recuperação rápida aos feridos.
Ele também informou que os reforços militares, incluindo o comandante das tropas da MONUSCO, chegaram ao local, e o atendimento médico das vítimas está em andamento.
A região de Beni já foi palco de vários ataques às forças de paz da ONU. Em outubro, dois capacetes-azuis foram mortos e outros 18 ficaram feridos, quando sua base também foi atacada por um grupo armado das ADF.

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...