English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

PNUD lança em Nova Iorque plano estratégico de desenvolvimento para 2018-2021

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou na sexta-feira (1) em Nova Iorque seu plano estratégico para o período 2018-2021, ancorado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e comprometido com os princípios de universalidade, igualdade e de não deixar ninguém para trás.
A estratégia tem como objetivo apoiar os países a atingir o desenvolvimento sustentável ao erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões, acelerar transformações estruturais e construir resiliência para enfrentar crises e choques.
Bandeira da ONU na sede em Nova Iorque. Foto: ONU/Mark Garten
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou na sexta-feira (1) em Nova Iorque seu plano estratégico para o período 2018-2021, ancorado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e comprometido com os princípios de universalidade, igualdade e de não deixar ninguém para trás.
A estratégia tem como objetivo apoiar os países a atingir o desenvolvimento sustentável ao erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões, acelerar transformações estruturais e construir resiliência para enfrentar crises e choques.
“O plano reforça nosso compromisso de trabalhar em parceria com governos, sociedade civil e setor privado, como catalizador e facilitador de apoio do Sistema ONU como determinado pela Assembleia Geral”, afirmou o texto de abertura do documento.
“Esse é um novo plano para uma nova era”, declarou o administrador do PNUD, Achim Steiner, ao Conselho Executivo da agência da ONU, em Nova Iorque. “As mudanças dramáticas que vemos no mundo ocorreram em escala e ritmo tais que nossas instituições estão lutando para acompanhar. Cada vez se exige mais de nós”, afirmou.
O presidente do Conselho, Ib Petersen, representante permanente da Dinamarca, disse que “o novo plano estratégico do PNUD marca uma nova e bem-vinda direção para o organismo, que servirá de apoio ao cumprimento da Agenda 2030”. “Em nome do Conselho Executivo, agradeço pelo endosso que recebemos hoje ao plano como ferramenta essencial para o PNUD continuar a evoluir e se adaptar nos próximos quatro anos”, declarou.
“As nações do mundo comprometeram-se a cumprir a Agenda 2030, e ao Sistema ONU coube a tarefa de apoiá-las”, prosseguiu Steiner. “Essa é a força motriz da agenda de reforma do secretário-geral da ONU, e devemos encarar o desafio”.
O plano estabelece uma visão para a evolução do PNUD nos próximos quatro anos, respondendo a um cenário de desenvolvimento em mudança constante e à demanda crescente por parte de parceiros. Com base nos 50 anos de experiência da agência, a estratégia descreve como o PNUD apoiará os países no cumprimento da Agenda 2030 e dos acordos relacionados.
“Este plano foi projetado para atender à ampla diversidade de países que servimos”, continuou Steiner. “Essa diversidade se reflete nos três grandes cenários de desenvolvimento descritos no plano: erradicação da pobreza; transformações estruturais; e criação de resiliência. Ele também descreve como nossas duas novas plataformas – nos planos nacional e global – permitirão que o PNUD preste apoio de maneira mais efetiva”.
O plano identifica seis “soluções emblemáticas” às quais o PNUD agora alinhará seus recursos e expertise para ter um impacto real na pobreza, na governança, no acesso à energia, na igualdade de gênero, na resiliência e na sustentabilidade ambiental.
Além de aprovar formalmente o plano, o Conselho endossou a estratégia integrada de recursos da agência da ONU e as previsões orçamentárias integradas para 2018-2021.
O Conselho Executivo do PNUD é composto por representantes de 36 países e fornece apoio intergovernamental e supervisão das atividades do organismo, garantindo que este continue atendendo as novas necessidades dos países onde se executam projetos.

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...