English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Projeto do PNUD reúne populações tradicionais e especialistas a partir de terça-feira (5) em Brasília

O Projeto Bem Diverso, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realiza na próxima semana seu encontro anual, reunindo em Brasília (DF) agricultores familiares, povos indígenas e populações tradicionais. Dos dias 5 a 7 de dezembro, evento promoverá debates sobre exploração econômica de recursos naturais e conservação da biodiversidade.
O Bem Diverso é fruto de uma parceria entre a agência da ONU e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Projeto atua no Cerrado, Caatinga e Amazônia.
Ações do Projeto Bem Diverso no Território Sertão de São Francisco, na Bahia. Foto: Acervo Bem Diverso
Projeto Bem Diverso realiza no início de dezembro, em Brasília (DF), o seu encontro anual. Com o tema Conservando a biodiversidade pelo uso sustentável, o evento reunirá populações tradicionais apoiadas pela iniciativa e especialistas para troca de conhecimentos, experiências e informações. Serão três dias de debates – de 5 a 7 de dezembro – sobre conservação da biodiversidade e de boas práticas de extrativismo sustentável de plantas, que têm alto potencial para geração de renda, inclusão social e conservação da biodiversidade e serviços ambientais.
O projeto atua nos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, reconhecidos pela importância socioambiental, mas ameaçados pelo aumento de práticas agrícolas pouco sustentáveis. Nesses biomas, o programa atua em seis territórios, todos reconhecidos pela exploração de produtos da biodiversidade, com significativa organização social e produtiva.
Para os organizadores do evento, essa é uma oportunidade única para reunir populações tradicionais, indígenas e agricultores familiares de diversas regiões do Brasil e que têm experiências emblemáticas no uso sustentável e na conservação da biodiversidade.
“É possível conservar a biodiversidade e os serviços ambientais, como por exemplo o provisionamento de água e a regulação climática, através do uso sustentável da biodiversidade, respeitando e fortalecendo os meios de vida das comunidades locais”, explica o pesquisador da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia e coordenador do Bem Diverso, Aldicir Scariot.
Programação
No primeiro dia de evento, os participantes debaterão o que a gastronomia pode fazer para a biodiversidade. Será apresentada a proposta do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade, uma iniciativa do Instituto ATÁ. Também no dia 5 de dezembro, haverá debates sobre a comercialização dos produtos da biodiversidade; sobre educação contextualizada dos povos tradicionais; e sobre exemplos de estratégias apoiadas pelo Bem Diverso para valorizar as espécies da sociobiodiversidade.
No segundo dia, haverá mesas de discussão sobre a experiência das mulheres na luta pela autonomia no campo, políticas públicas, planejamento da paisagem e agregação de valor aos produtos da biodiversidade. No terceiro dia do evento, os debatedores apresentarão resultados sobre a importância dos produtos da biodiversidade para a conservação; os exemplos e desafios da industrialização desses produtos; e a luta pela garantia dos territórios dos povos tradicionais. Confira aqui a programação completa do encontro.
“Temos a intenção de promover um debate rico e intenso em torno desse tema tão urgente para o Brasil. Todos os convidados são pessoas bem atuantes em suas áreas e, com certeza, terão muito a colaborar com o encontro”, afirma o assessor técnico do projeto, Carlos Castro.
O Projeto
Fruto de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), o Projeto Bem Diverso busca promover o desenvolvimento sustentável e gerar subsídios para aperfeiçoar as políticas públicas sobre uso sustentável e conservação da biodiversidade. Leia mais detalhes do projeto clicando aqui.
Serviço
Encontro Anual do Bem Diverso
Onde: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen)
Parque Estação Biológica – PqEB s/nº. Brasília, DF
Quando: de 05 a 07 de dezembro de 2017

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...