English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
domingo, 28 de janeiro de 2018

Após ter passaporte retido, Lula envia vídeo para evento da ONU na Etiópia

— Nós fomos vítimas de um golpe parlamentar. Um golpe que fez o impeachment da presidenta Dilma, jogando a culpa de todos os problemas do Brasil em cima do PT e da presidenta, prometendo o céu, e eles na verdade estão construindo um clima de terror aqui no Brasil. Vivemos um momento de uma ditadura de uma parcela do Poder Judiciário, sobretudo o Poder Judiciário que cuida de uma coisa chamada operação Lava-Jato— afirmou Lula no vídeo.

Ele atacou o Judiciário, afirmando que "não tem limite a quantidade de mentira e desfaçatez" levantada a seu respeito e voltou a repetir que é perseguido por conta das mudanças sociais que promoveu quando foi presidente. No recado aos participantes do evento, cujo tema é o fim da fome na África até 2025, Lula prometeu uma parceria estreita com o continente caso chegue à presidência e disse ter chances de ganhar nas urnas no primeiro turno.

— Quanto mais eles me denunciam, quanto mais me perseguem, mais eu cresço nas pesquisas de opinião pública. E eles sabem que se eu for candidato, contra os meios de comunicação do meu país, contra a elite brasileira, eles sabem que a minha chance de ganhar as eleições no primeiro turno é total. E sabem que, se eu ganhar, os pobres outra vez vão participar do crescimento da economia, vão ter emprego, vão ter salário, vão ter renda e vão ter o direito de viver dignamente — disse o ex-presidente.

O evento ao qual Lula foi impedido de participar, após ter o passaporte retido por determinação da Justiça na sequência de sua condenação em segunda instância, ocorre em Addis Abeba neste sábado. Trata-se de um encontro organizado pela FAO, agência de combate à fome da ONU, dirigida pelo ex-ministro petista José Grazziano. Batizado de “Parceria para acabar com a fome na África até 2025, cinco anos depois”, o evento tem como objetivo debater casos de sucesso no mundo.

Apesar da confiança demonstrada pelo ex-presidente no vídeo, a Justiça ainda não decidiu sobre o pedido de restituição do passaporte, segundo a defesa do ex-presidente. Por se tratar de um habeas corpus, os advogados esperam uma decisão rápida. O pedido foi protocolado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para que seja reconhecida a "ilegalidade" da decisão da 10ª Vara Federal de Brasília, que mandou apreender o passaporte de Lula.

FONTE: O Globo

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...