English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta sexta por protestos no Irã

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta sexta-feira (4) para discutir os protestos antigoverno que são realizados no Irã. A reunião será realizada às 18h (horário de Brasília).

A reunião foi convocada a pedido dos Estados Unidos. Na última terça, a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, disse que pediria uma reunião de emergência no Conselho de Segurança para discutir a situação no Irã.

A Rússia já criticou a realização da reunião de emergência, segundo a agência de notícias RIA. "Não vemos nenhum papel para o Conselho de Segurança da ONU neste tema. Os temas domésticos do Irã não têm nada a ver com o papel do Conselho", disse o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, citado pela RIA.

Protestos

Ao menos 21 pessoas morreram e centenas foram detidas durante os protestos contra as dificuldades econômicas e o governo em Teerã.
Após seis dias de protestos, na quarta-feira a Guarda Revolucionária, unidade de elite das forças de segurança do país, enviou forças a três províncias para conter os distúrbios.

Os protestos, inicialmente motivados pelas dificuldades econômicas enfrentadas pelos jovens e pela classe trabalhadora, se transformaram em um levante contra os poderes e privilégios de uma elite alienada, especialmente o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.

As passeatas antigoverno, que parecem ser espontâneas e não ter um líder claro, começaram em bairros da classe trabalhadora e em cidades menores, mas também parecem estar ganhando impulso junto à classe média instruída e aos ativistas que participaram dos protestos de 2009.

O Irã realizou manifestações pró-governo em várias cidades nesta quinta-feira, inclusive em Mashhad, a segunda maior cidade da nação.
A televisão estatal mostrou milhares de manifestantes com cartazes de Khamenei e faixas dizendo "Morte aos sediciosos".

FONTE: G1
Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...