English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
terça-feira, 16 de janeiro de 2018

EUA retêm US$ 65 milhões destinados à agência da ONU para palestinos


Governo quer exame completo da UNRWA, que auxilia refugiados em zonas ocupadas

WASHINGTON — Os Estados Unidos enviaram 60 milhões de dólares à Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) para que possa continuar operando, mas retiveram 65 milhões, informou um funcionário do Departamento de Estado nesta terça-feira (16).

— É preciso efetuar um exame em profundidade da UNRWA, tanto de seu funcionamento como de seu financiamento — disse este funcionário, enquanto Washington pediu a outros estados que aumentem suas contribuições.

A UNRWA facilitou cuidados de saúde, ajuda de emergência e escolaridade aos palestinos na Cisjordânia ocupada, na Faixa de Gaza e nos países vizinhos árabes desde 1950. Os Estados Unidos foram o maior doador desde então, com financiamentos que completam o orçamento que os estados-membros da ONU entregam a esta agência.
Isso, entretanto, pode acabar, já que o governo de Donald Trump aumenta as pressões sobre a liderança palestina para que concorde em negociar com Israel. O funcionário informou que a decisão de reter alguns fundos busca estimular outros estados-membros a compartilhar a responsabilidade.

— Os Estados Unidos foram o maior doador da UNRWA por décadas. Nos últimos anos, contribuímos com 30% ao total de receitas da agência. Sem os fundos que entregamos hoje, as operações da UNRWA estavam em risco de ficar sem recursos e ser suspensas — acrescentou, dizendo que o desembolso americano evitará que isso ocorra.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que não foi informado sobre a decisão de Washington, mas se disse "muito preocupado" pelos relatos nesse sentido.

— Espero que ao final seja possível que os Estados Unidos mantenham o financiamento. Não é uma instituição palestina e sim uma instituição da ONU — disse Guterres.


FONTE: JORNAL O GLOBO
Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...