English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
sábado, 6 de janeiro de 2018

Nações Unidas elogiam reabertura de canais de comunicação entre as duas Coreias

O secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou a reabertura dos canais de comunicação entre a Coreia do Norte e Coreia do Sul, disse seu vice-porta-voz na quarta-feira (3).
“É sempre bom ter um diálogo entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte”, disse Farhan Haq a jornalistas em reposta a pergunta sobre o tema durante coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova Iorque.
Entrada da sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Foto: ONU/Yubi Hoffmann
O secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou a reabertura dos canais de comunicação entre a Coreia do Norte e Coreia do Sul, disse seu vice-porta-voz na quarta-feira (3).
“É sempre bom ter um diálogo entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte”, disse Farhan Haq a jornalistas em reposta a pergunta sobre o tema durante coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova Iorque.
Ele disse ainda que a ONU permanece comprometida em garantir a implementação das resoluções do Conselho de Segurança sobre a desnuclearização da Península Coreana. “Esperamos que as iniciativas diplomáticas reforçadas ajudem a atingir esse objetivo”, acrescentou.
De acordo com informações da imprensa internacional, a Coreia do Norte anunciou na quarta-feira a reabertura de um canal de comunicação, um dia depois da oferta de diálogo feita pelo governo da Coreia do Sul.
Esse canal de comunicação, estabelecido em agosto de 1972, havia sido cortado em fevereiro de 2016 por Pyongyang depois de Seul ter decidido fechar a região industrial inter-coreana de Kaesong, após um teste nuclear da Coreia do Norte.
Paralelamente, o presidente da 72ª sessão da Assembleia Geral da ONU, Miroslav Lajčák, reuniu-se também na quarta-feira com Ja Song Nam, representante permanente da Coreia do Norte nas Nações Unidas, a pedido do oficial norte-coreano.
De acordo com comunicado emitido pelo escritório do presidente da Assembleia Geral, Lajčák disse estar contente com a prontidão da Coreia do Norte em se engajar de maneira construtiva em um diálogo com a Coreia do Sul, incluindo uma possível participação da delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang, na Coreia do Sul, assim como em reabrir os canais de comunicação.
Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...