sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
ONU lamenta morte de 15 sírios que buscavam refúgio no Líbano
Refugiado sírio se protege do frio no Vale do Bekaa, no Líbano. Imagem de 2016. Foto: ACNUR/Haidar Darwish
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) expressou “consternação” com o falecimento de 15 refugiados sírios que morreram perto da fronteira de Masnaa, no leste do Líbano, durante uma tempestade. As vítimas, incluindo mulheres e crianças, tentavam entrar no território libanês por uma rota de contrabando, em meio a temperaturas congelantes.
Outras pessoas do grupo, entre elas, uma mulher grávida, foram encontrados a tempo e encaminhados a um hospital, com a ajuda de moradores, pelas Forças Armadas Libanesas e pela Defesa Civil.
Na avaliação do ACNUR, “essas mortes trágicas mostram o desespero daqueles que buscam refúgio no Líbano e nos fazem lembrar que a situação dentro da Síria continua sendo muito difícil e que as pessoas continuam a assumir grandes riscos em busca de segurança”. A tempestade fatal ocorreu na madrugada entre os dias 18 e 19 de janeiro.
A agência das Nações Unidas enviou condolências às famílias dos falecidos e reiterou seu pedido de que países permitam a entrada segura de pessoas precisando de proteção internacional.