English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
sábado, 6 de janeiro de 2018

Rússia e EUA 'duelam' na ONU sobre protestos no Irã

Moscou acusou Washington de interferir em "assuntos internos"


Em reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU, os Estados Unidos acusaram nesta sexta-feira (5) o Irã de "privar seu povo dos principais direitos humanos" e de financiar "ditadores e assassinos".
O Irã é peça-chave dos conflitos em curso no Oriente Médio, como na Síria e no Iêmen. No primeiro, apoia o regime de Bashar al Assad contra rebeldes; no segundo, está ao lado dos revoltosos iemenitas houthis. Em ambos os casos, exerce um papel de antagonismo em relação à Arábia Saudita, a outra potência da região.

Parceira do Irã no conflito sírio, a Rússia acusou os Estados Unidos de "abusarem da plataforma do Conselho de Segurança", exagerando na convocação de reuniões de emergência. "Lamentamos a perda de vidas humanas, mas deixemos que o Irã cuide dos próprios assuntos internos", disse o embaixador de Moscou na ONU, Vasily Nebenzya.

"Segundo sua lógica [dos EUA], devíamos ter tido reuniões após os episódios em Ferguson e do Occupy Wall Street", acrescentou, em referência a duas grandes ondas de manifestações que aconteceram nos Estados Unidos nos últimos anos.


Na prática, o Conselho de Segurança não tomou nenhuma medida concreta contra o Irã, e o encontro serviu mais para cada lado fazer valer seu ponto de vista.

FONTE: TERRA
Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...