English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Solução militar para crise na Coreia do Norte teria ‘consequências catastróficas’, alerta chefe da ONU

‘É importante não perder a oportunidade de uma resolução pacífica através do envolvimento diplomático, uma vez que uma solução militar seria um desastre com consequências catastróficas que não podemos nem mesmo imaginar’, alertou o secretário-geral da ONU, António Guterres, em conferência sobre segurança internacional em Munique, na Alemanha.
Secretário-geral da ONU, António Guterres. Foto: ONU/Mark Garten
Em Munique para uma conferência sobre segurança internacional, o secretário-geral da ONU, António Guterres, chamou atenção neste mês (16) para a crise nuclear na Península Coreana, que pode ter desdobramentos “catastróficos” caso a diplomacia fracasse. Dirigente máximo das Nações Unidas também alertou para problemas envolvendo o uso da internet.
Pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria, o mundo enfrenta a ameaça dos armamentos atômicos e mísseis de longo alcance, apontou o chefe do organismo. Guterres lembrou que as manobras da Coreia do Norte estão em “total contradição” com a vontade da comunidade internacional e são uma “clara violação” de várias resoluções do Conselho de Segurança.
O secretário-geral defendeu o diálogo entre os dois países envolvidos na crise, os Estados Unidos e a nação oriental. “É importante não perder a oportunidade de uma resolução pacífica através do envolvimento diplomático, uma vez que uma solução militar seria um desastre com consequências catastróficas que não podemos nem mesmo imaginar”, disse Guterres.
Sobre as ameaças de segurança trazidas pelo o uso ilícito dos sistemas online de comunicação, Guterres cobrou negociações para o estabelecimento de um regimento legal internacional para disputas e conflitos virtuais.
“Posso garantir que as Nações Unidas estariam prontas para funcionar como uma plataforma onde diferentes atores poderiam se reunir e discutir o caminho adiante, a fim de encontrar abordagens adequadas para garantir que sejamos capazes de lidar com o problema da cibersegurança”, afirmou o secretário-geral da ONU.
O chefe das Nações Unidas acrescentou que a inteligência artificial traz um “enorme potencial para o desenvolvimento econômico e social e para o bem-estar de todos nós”.
Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...