English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Embaixador israelense na ONU: Irã financia 82 mil combatentes na Síria

O enviado de Israel à ONU Danny Danon disse que o Irã controla uma força de 82 mil combatentes na Síria: 60 mil soldados sírios; 10 000 milicianos xiitas do Afeganistão, do Iraque e do Paquistão; 9.000 membros da milícia libanesa alinhada pelo Hezbollah e 3.000 homens da Guarda Revolucionária Iraniana.
Danon disse que o Irã gastou US $ 35 bilhões para treinar e equipar essa força. Ele afirmou que a República Islâmica estava construindo bases de mísseis na Síria, com o objetivo final de transformar o vizinho destruído pela guerra de Israel "na maior base militar do mundo".
Segundo a autoridade, a inteligência israelense obteve essa informação secreta e agora estava compartilhando com o mundo. "Estamos divulgando esta informação secreta porque é vital para o mundo entender que, se fecharmos os olhos na Síria, a ameaça iraniana só crescerá. O Irã está pronto para atacar em um momento", disse ele.
O embaixador acrescentou que a intenção do Irã era desestabilizar a região e ameaçar Israel e o Ocidente. 
"Por que o Irã continua recrutando esses extremistas para serem mortos nos campos de batalha da Síria?", perguntou. "Por que o Irã está construindo bases para abrigar esses soldados a longo prazo? A resposta é clara: desestabilizar ainda mais a Síria e a nossa região. Para ameaçar ainda mais Israel e aterrorizar ainda mais todo o mundo livre".
O Irã não faz segredo de sua presença na Síria: o presidente sírio, Bashar Assad pediu a ajuda de Teerã em 2011. Assad é apoiado por membros da Guarda Revolucionária do Irã e por milicianos xiitas desde pelo menos 2013. Cerca de 2.000 membros da Guarda morreram na Síria desde a guerra civil começou.
Acordo nuclear
Danon também aumentou a oposição contínua de seu país ao Plano de Ação Conjunta Global (JCPOA), o acordo de armas nucleares entre o Irã, os membros do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha. Enquanto a maioria das Nações Unidas apoia o plano, Israel se opõe fortemente.
"Desde a assinatura da JCPOA em 2015, o Irã só fez aumentar os gastos militares", disse Danon, culpando o abrandamento de sanções, que, na visão do israelense, trouxe folga econômica ao orçamento do país. "Em 2014, 17% dos gastos do governo do Irã foram para as despesas militares. No ano passado, em 2017, esse número aumentou para 22%. Isso resulta em US $ 23 bilhões gastos em mísseis, armas e outras armas de guerra".
Ele também exortou a comunidade internacional a não "permitir que o Irã continue a financiar o terror mundial, prosseguir o seu acúmulo perigoso de armas internas e aumentar sua presença militar no exterior".
FONTE: Sputniknews
Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...