English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
sexta-feira, 2 de março de 2018

ONU elogia proposta do governo afegão para negociar paz com Talibã

A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) elogiou na quarta-feira (28) o novo apelo das autoridades por negociações de paz com o grupo Talibã. Organismo da ONU também louvou a inclusão, na pauta dos diálogos, de temas como mudanças na constituição, anulação de sanções contra pessoas e entidades e libertação de prisioneiros.
Cabul, no Afeganistão. Foto: UNAMA/Fardin Waezi
A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) elogiou na quarta-feira (28) o novo apelo das autoridades por negociações de paz com o grupo Talibã. Proposta foi apresentada em conferência internacional em Cabul, capital do país.
Em comunicado, o organismo da ONU disse que “apoia com firmeza a concepção da paz por meio do diálogo dentro do Afeganistão”. A UNAMA “pede com urgência que todas as partes envolvidas (no conflito) se comprometam o mais cedo possível” com o processo.
A missão também louvou a inclusão, na pauta das negociações, de temas como mudanças na constituição, anulação de sanções contra pessoas e entidades e libertação de prisioneiros.
A UNAMA foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU em março de 2002, como uma missão política. O Afeganistão permanece em situação de conflito, o que ameaça a durabilidade de suas conquistas. Na avaliação do Departamento de Assuntos Políticos das Nações Unidas, negociações de paz entre o governo afegão e grupos armados da oposição são a única alternativa para acabar com o confronto armado no país.
A reunião ocorrida em Cabul contou com a participação de representantes dos cinco países com assentos permanentes no Conselho de Segurança — China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.
A UNAMA acrescentou que continua pronta para ampliar sua cooperação para apoiar o governo afegão na busca pela paz e no enfrentamento do terrorismo e do crime transnacional.
Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...