English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Em Palmas, Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são abertos com mensagem do secretário-geral da ONU

Apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), evento conta com a participação de indígenas de 24 países e do Brasil.

Uma mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi enviada para a abertura dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e lida na cerimônia de abertura, ocorrida na última sexta-feira (23). O evento, que tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), segue até primeiro de novembro em Palmas, capital do Tocantins, e conta com a presença de mais de dois mil atletas de 24 países.

Ban destacou a importância do evento: “Este evento é um excelente exemplo de como o esporte pode unir as pessoas e promover a paz, o respeito pelos direitos humanos e as ricas culturas e sabedoria indígenas de todo o mundo”.

Confira a mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para a abertura do evento:

“Tenho o prazer de transmitir as minhas saudações a todos os que estão reunidos para a cerimônia de abertura dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Este evento é um excelente exemplo de como o esporte pode unir as pessoas e promover a paz, o respeito pelos direitos humanos e as ricas culturas e sabedoria indígenas de todo o mundo.

As Nações Unidas apoiam, em todos os lugares, os esforços para promover um desenvolvimento baseado nos direitos humanos, que leve em conta as questões relativas à igualdade e à sustentabilidade, e endossam o conceito fundamental de desenvolvimento com cultura e com identidade.

Aproveito esta oportunidade para convocar todos os governos e a sociedade civil para fazer avançar com urgência o trabalho de integrar os direitos dos povos indígenas nos direitos humanos internacionais e nacionais e nas agendas de desenvolvimento, bem como nas políticas e programas em todos os níveis. Isso ajudará a garantir que a visão da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas se torne uma realidade.

Felicito o Governo Brasileiro e o Comitê Intertribal por dar voz aos povos indígenas e promover o esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento humano. Obrigado pela sua confiança na parceria com as Nações Unidas. Por favor, aceitem meus melhores votos para o sucesso do evento.”

Festividades culturais

Quem chegou a Palmas para visitar a vila onde acontecem os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas na terça-feira, 20 de outubro, dia do início das festividades culturais, provavelmente não tinha ideia de como o espaço estaria na abertura do evento. Alguns locais ainda não haviam sido abertos ao público, como a Arena Verde, onde acontecerão os jogos tradicionais indígenas, estrutura que comporta 5 mil pessoas e recebeu na sexta-feira (23) a cerimônia de abertura oficial dos jogos.

Outros espaços, porém, já são bem conhecidos dos atletas, como o Estádio Nilton Santos, que passou por reformas para fazer parte do complexo dos jogos. As partidas de futebol já tiveram início no dia 21, com competições masculinas e femininas. Começar os jogos de futebol antes da cerimônia oficial de abertura é comum às olimpíadas desde os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, devido ao grande número de equipes que disputam o esporte. Andxuara Pataxó veio da Bahia para os jogos e já estreou na equipe feminina de futebol. “Meu time perdeu a primeira partida, mas eu fiz um gol”, ela conta. Quanto ao estádio, a atleta comenta que “é do tamanho ideal para uma boa disputa”.

Tecnologia do Blogger.

Arquivos do Site

Acessos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...